• Preto Ícone Instagram

Todos os direitos reservados | © 2019 Aquele Blog de Viagens

COMO SOBREVIVER À CLASSE ECONÔMICA

7 Nov 2016

A primeira classe existe. Eu sei disso porque toda vez que embarco em um vôo internacional olho discretamente para o paraíso antes de ser empurrada pelo corredor pelos outros companheiros de viagem. Aquele pequeno vislumbre da vida dos passageiros "de primeira classe" antes que a cortininha seja fechada nos instiga a praticar o ódio pelos mais privilegiados antes de nos sentarmos espremidos em nossas poltronas estreitas. Pelo menos era assim que eu me sentia antes. Mas, hoje posso afirmar que a classe econômica não é o fim do mundo! Sério mesmo! Não é lá aquelas coisas também, mas com as nossas dicas você pode tornar sua experiência quase tão prazeirosa quanto a da primeira classe, ou até melhor! (só que não).

 

Bem-vindo à Classe Econômica!

 

 

Primeiro, não ache que aquela viagem de 10-12 horas passarão rápido por que “ai o meu destino final vai valer muuuuito a pena!”. Não, vão ser as piores horas da sua vida, então se prepare psicologicamente para isso e não se iluda. OK? OK.

 

Segundo, pense aonde você vai ficar. Olhar pela janelinha é legal? É, mas só se for sua primeira experiência em uma viagem de longa distância. Sempre tente escolher um assento de corredor pois, além de garantir que você não tenha que ficar lutando para se levantar toda vez que quiser ir no banheiro, é mais fácil dar uma espreguiçada ou levantar para dar aquela circulada nas pernas. E pense com cuidado, os assentos perto das saídas não são sempre as melhores alternativas. Sim, esses lugares tem mais espaço para as pernas, mas eles não reclinam. Em vez disso considere a fileira atrás dessa aí, onde você não vai ter alguém que reclina na sua frente. Os assentos na frente do avião também podem ser convidativos em questão de espaço, mas muitas vezes eles não vêm com armazenamento, seja sob o assento ou no bolso do assento da frente, e não ter acesso imediato às suas coisas podem ser mega irritante em um vôo longo. Então qual seria o melhor assento em um vôo? Isso é muito controverso, uma vez que depende do que você está procurando, mas segundo uma pesquisa um assento em especial na classe econômica tem o maior apelo: 6A. O pior? 31E.

Vamos falar agora sobre o que levar na sua bagagem de mão, mas antes vale aqui um adendo: eu sei que muita gente faz isso, mas não deixe para fazer suas malas em cima da hora. O tipo de bagagem que você leva pode te ajudar muito não só durante o voo, mas durante a viagem inteira. Pesquise muito! Se informe sobre as restrições de bagagem da companhia aérea para que você possa planejar a sua lista com antecedência. Pense no seu tipo de viagem - se você tem conexões uma mochila pode ser mais fácil de transportar do que uma mala enorme que precisa ser despachada. Agora que você tem isso em mente pense: "O que eu realmente vou precisar nessas horas maravilhosas dentro de uma lata de sardinha?". O que eu normalmente faço antes de montar a minha mochila/bolsa de bordo é pensar na minha rotina e quais coisas preciso no meu dia a dia (por exemplo, remédios, líquido para lentes de contato, etc) e coisas que vão fazer com que eu me sinta mais confortável (máscara, travesseiro...). Feito isso, pense em como fazer para que tudo esteja a fácil acesso. Para as meninas, vale comprar aqueles organizadores de bolsas, como esse aqui. Invista em alguns sacos de plástico (tipo zip) para para guardar os líquidos.

 

Mas, o que realmente pode tornar sua viagem melhor?

 

Uma das coisas mais difíceis de se conseguir em um voo é conforto na hora de dormir. Eu entendo isso particularmente por que não só tenho medo de viajar de avião, como também sofro de insônia ocasionalmente. Por isso para mim alguns itens são indispensáveis na hora de tentar dormir um pouco:

 

 

Travesseiros de viagem precisam ser cuidadosamente selecionados. Existem muitas variáveis dos modelos de pescoço (infláveis, com massageador, com fones de ouvido, etc), por isso antes de comprar se pergunte "esse treco vai ser confortável daqui 10 horas?".

 

O formato desses travesseiros ajuda a manter a cabeça no lugar  e assim contribui com pelo menos um pouco conforto para  viagens de longa distância. Se você não tem o costume de viajar muito, talvez valha a pena comprar os infláveis, que não são tão confortáveis mas você pode esvaziar para guardar ou mesmo jogar fora no destino final. Agora se você é um viajante de carteirinha, compre um de melhor qualidade. Particularmente gostamos muito desse, desse e desse.

 

Alguns travesseiros vêem acompanhados de protetores auditivos e máscaras e essas são boas opções se você tem problemas para dormir.  Máscaras de dormir são ótimas para bloquear a luz e deixá-lo descansar. Invista um pouco mais em uma máscara que tenha profundidade e que tenha cavidades oculares. Isto significa que ao invés de empurrar as pálpebras, seus olhos vão estar desobstruídos durante a fase REM de sono, assim que você vai dormir mais profundamente.

 

Agora se você, como eu, não consegue dormir de jeito nenhum o jeito é se distrair. Você vai precisar de música, livros, jogos e talvez seus próprios filmes, dependendo do que você considera um "bom" filme (algumas companhias têm seleções de filmes terríveis!). Laptops são OK, mas a melhor aposta são os tablets e e-readers, porque você pode guardar nos bolsos do assento da frente quando precisar. Não se esqueça de carregar a bateria de todos os seus dispositivos ou levar carregadores portáteis.

 

Alguns mimos também são recomendados. Experimente levar  lenços umedecidos para o rosto e corpo, óleos essenciais, hidratantes para rosto e mãos, spray de água termal, lip balms e afins (lembre que na bagagem de mão você só vai poder levar líquidos em frascos de 100 ml no máximo). Sua pele vai agradecer, principalmente considerando o quão seco é dentro de um avião, estando na primeira classe ou não. Por isso, não se esqueça também de beber muita água antes e durante o vôo. 

 

Mas só água? Por que você não experimenta gourmetizar sua experiência na econômica? Muita gente diz que o ideal é comer coisas leves no avião, uma vez que ficamos praticamente inativos por um longo período. Mas, convenhamos, estamos na econômica, eu não preciso do conforto de uma maçã! Antes de embarcar gaste um pouquinho em chocolate, bolachas (ou biscoitos) e bebidas no Duty Free. Esses pequenos mimos vão fazer uma diferença enorme no meio da madrugada. Mas atenção, sempre verifique as regras para levar produtos Duty Free no seu vôo!

OK, peguei tudo isso e chegou a hora de embarcar. O que devo fazer para seguir nessa vibe zen?

 

Esqueça a Primeira Classe

Isto é simples, deixe o recalque de lado. Basta fingir que ela não existe. O que os olhos não vêem o coração não sente, ou algo do tipo.

 

Se misture com a gentalha!

Respeite seus colegas economistas. Alguns de nós vão tossir 500 vezes durante as 12 horas de vôo, alguns vão cantarolar Victor e Leo e alguns são os bebês que choram e choram e choram… Mas estamos todos juntos nisso e quanto mais cedo nos unirmos, melhor. Se cada um fizer sua parte e respeitar os companheiros economistas o vôo será muito mais suportável, pode ter certeza! Outra coisa é compreender que as aeromoças e comissários não são seus escravos. Não! Essas pessoas trabalham muito para serem anfitriões e merecem o seu respeito, então não economize seus “por favores” e “obrigados”. Ah, e eles podem salvar sua vida numa emergência. Sentiu o drama, né? Então não se esqueça de agradecer as pessoas que tomam conta de você, sua mãe vai ficar orgulhosa! 

 

Número 1 ou 2?

Sair do lugar da econômica para ir ao banheiro é um pesadelo. 200 e tralálá pessoas compartilhando oito sanitários de meio metro quadrado ninguém merece. Se além disso tudo você está sentado na janela, é hora de começar a chorar. Mas calma, não criemos pânico. É só analisar a situação. Os seus companheiros de viagem estão acordados? Um simples e gentil "Com licença, eu preciso usar o banheiro" é mais que suficiente. Eles estão dormindo? Se for esse o caso, acender uma luz ou um leve toque no braço da pessoa é o ideal. Na maioria dos casos isso deve funcionar. Depois de ter avisado sobre as suas intenções, é hora de se mexer. Sempre coloque sua bunda virada para a face da pessoa, caso ela não se levante. A virilha é pessoal demais. Se você for bem sucedido em sua fuga do assento da janela, pode agora avançar para o próprio vaso sanitário. Não há nada de bom sobre banheiros de avião. NADA. Por isso, faça o que tem que fazer, lave as mãos e vaze dali. Outro ponto importante: os aviões são incubadoras de vírus. Literalmente. E nem todo mundo tem os mesmos hábitos que você. Sempre que se lembrar limpe pelo menos o descanso de braço e a bandeja dobrável. E o assento do banheiro! E lave as mãos!

 

Vai sonhando...

Muitas pessoas cometem o erro de tentar ficar cansado antes de um vôo longo. No entanto, se você não consegue dormir, se sentir cansado vai colocá-lo em uma posição ainda pior. Descanse normalmente e faça o que seu corpo quiser - se você sentir seus olhos fecharem durante um filme no vôo, desligue e pegue seu travesseiro. Apenas encontre um modo de ficar confortável. Se não conseguir dormir, paciência. Com certeza você não será o único. Por isso é importante considerar todas as dicas acima, você não vai dormir, mas pelo menos vai ficar mais confortável.

Dica Bônus: No Youtube existem vááários vídeos de meditação guiada para dormir. Baixe o áudio de um desses, quem sabe funciona! ;)

 

 

Bye bye, so long, farewell

Uma coisa extremamente irritante é quando as pessoas tentam sair do avião assim que ele pousa. Isso é ridículo. Existe um sistema e você deve respeitá-lo. 99% do terror da econômica já passou, esperar cinco minutos para uma saída ordenada não vai estragar o seu dia.

Ufa! Acho que vencemos! E você? Acha que a econômica é uma desgraça? Tem alguma dica? Conta pra gente na seção de comentários aí embaixo!

Compartilhar
Compartilhar
Pin it!
Amei!
Please reload

BUSQUE NO SITE
MAIS PESQUISADOS
1
2
3
4
5
Please reload

 SIGA A GENTE
 NO INSTAGRAM
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon
1/4
CONFIRA TAMBÉM
POSTS EM
DESTAQUE