• Preto Ícone Instagram

Todos os direitos reservados | © 2019 Aquele Blog de Viagens

NOSSA VIAGEM PELA RIVIERA FRANCESA

1 Jan 2017

 

 A Côte d'Azur (Costa Azul), frequentemente conhecida como a Riviera Francesa, fica na costa mediterrânea do sudeste da França, e inclui também o estado soberano de Mônaco. É um dos destinos mais bonitos que já pude visitar. Com vários vilarejos para ver, é difícil explorar tudo da Riviera Francesa em apenas uma curta viagem. Programe pelo menos 5 dias aqui para realmente cobrir os pontos mais famosos e experimentar a gastronomia, a cultura e as belezas naturais da região! 

Nice está quase 1000km de distância de Paris, no litoral sul da França. Escolhi viajar com o trem de alta velocidade, dura pouco menos de 6h (fazendo algumas paradas no trecho final). A passagem ficou em R$192,00 na primeira classe. A diferença de preço para segunda classe não era tão grande e por ser uma viagem longa, preferi gastar um pouco mais. Voando leva em torno de 1h20, mas como o ideal é chegar no aeroporto com 2h de antecedência, mais o deslocamento até o aeroporto e depois até o hotel, a viagem de trem pareceu mais convidativa. Além disso, a paisagem que a viagem proporciona é maravilhosa.

 

Fiquei hospedado no Antares Hotel e recomendo a todos que forem visitar a Riviera Francesa. O preço é justo e a localização é ótima, 10 minutos a pé da estação.

 

Antares Hotel

Nice é bem pequena, então é possível fazer tudo a pé. Não paguei para entrar em nenhuma atração na cidade, tudo que fiz foi ao ar livre. Andar pelo calçadão (que recentemente sofreu o atentado terrorista), passear pelo centro velho (cheio de lojinhas e restaurantes),  ir a Colline du Chateau, tudo isso é gratuito e proporciona uma vista maravilhosa da cidade. Quando não estava andando pela cidade, estava na praia. A praia de Nice pode parecer um pouco desconfortável para nós Brasileiros, uma vez que não tem areia e sim pequenas pedras, mas isso é compensado pelo mar azul turquesa.

Para chegar em Mônaco pegue o ônibus #100 em Nice. Custa 1.50 euros e leva apenas 45 minutos. Faça de tudo para se sentar do lado direito do ônibus, a vista durante toda a viagem é de tirar o fôlego.  

 

  

Mônaco, que é um principado, é muito pequeno e dá pra fazer tudo a pé. No entanto, é bom estar preparado fisicamente, pois se deslocar pela cidade pode ser cansativo. Por estar incrustada em uma colina, é bem íngreme, com muitas escadas. Comece pela parte antiga da cidade (The heart of Monaco). Esse Centro Antigo foi meticulosamente preservado ao longo dos séculos e recebe visitantes pelas suas ruas estreitas e bem iluminadas e também abriga antigas casas medievais. Muitas atrações maravilhosas estão localizadas nesta área e, assim como Nice, você não vai pagar nada para desfrutar da maioria delas. O Saint-Martin Gardens é o lugar perfeito para fazer uma pausa e aproveitar uma vista belíssima para o mar. Também aqui estão uma infinidade de lojas de souvenirs, docerias e restaurantes. 

 

Dali desci até o porto, aquele que aparece durante o GP de Fórmula 1 com iates gigantescos. Inclusive, para quem gosta, a cidade já estava toda preparada para receber a corrida que seria na próxima semana. Para mim que sou fã, foi uma emoção a mais!

 

Do Porto fui andando até o Cassino de Monte Carlo, mas infelizmente não entrei, só fiquei passeando pela praça do lado de fora e, como tudo em Mônaco esbanja glamour, fiquei olhando um festival de carros de luxo por todos os lados. 

 O ônibus de Nice para Cannes é o #200 e custa os mesmos 1.50 euros tanto para ir quanto para voltar e a viagem leva em torno de 1h. Para fazer a viagem com a vista do mar, sente de lado esquerdo do ônibus. 

 

 

Descendo do ônibus no ultimo ponto, estação Gare, no centro velho da cidade, você vai estar pertinho da Rue Meynadier, uma rua somente para pedestres, cheia de lojinhas, restaurantes, cafés, souvenires de todos os preços e para todos os gostos. Seguindo ela até o fim, você vai encontrar o Marche Forville, um mercadão da cidade com uma enorme variedade de alimentos, queijos, frutas, flores, etc. Toda cidade que visito tento fazer uma visita ao mercado municipal dela.

 

Do mercado, você vai estar a menos de 5 minutos andando da Eglise Notre Dame d'Esperance, uma igreja simples porém bem conservada e que proporciona um vista muito bonita da cidade. Saindo da igreja você vai estar praticamente no porto da cidade, que apesar de ser modesto, comparado ao de Mônaco, ainda impressiona. De lá, vá caminhando pelo Boulevard de la Croisstte, com a praia de um lado e os hotéis do outro.

 

 

Assim como em Mônaco, não gastei nada com nenhuma atração, todo meu tempo lá foi gasto andando pela cidade. Como tanto o Grande Prêmio de Mônaco como o Festival de Cannes ocorrem na mesma época, a cidade já estava toda preparada para o festival, com as fachadas dos maiores hotéis com outdoors anunciando os principais filmes.

Está planejando sua viagem para a Riviera Francesa? Confira essas opções de hospedagem:

 

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Pin it!
Amei!
Please reload

BUSQUE NO SITE
MAIS PESQUISADOS
1
2
3
4
5
Please reload

 SIGA A GENTE
 NO INSTAGRAM
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon
1/4
CONFIRA TAMBÉM
POSTS EM
DESTAQUE