• Preto Ícone Instagram

Todos os direitos reservados | © 2019 Aquele Blog de Viagens

AIRBNB X HOSTEL X HOTEL

Hoje em dias são tantas opções de hospedagem que pode parecer um pouco confuso quando tentamos sair um pouco dos tradicionais hotéis. Na verdade todas as opções são ótimas, desde que estejam de acordo com o seu tipo de viagem e expectativas. Pensando em facilitar sua escolha, fizemos esse comparativo entre os tipos de hospedagem mais comuns:

Airbnb

Prós:

- Você vai ter um contato maior com a cultura e pessoas do local.

- A opção vai valer muito a pena se você estiver viajando com a família ou em grupos com mais de 3 pessoas. A plataforma disponibiliza a opção de alugar casa/apartamento inteiros, o que vai sair bem mais barato do que pagar a hospedagem em um hotel para 5 pessoas, por exemplo.

- Você também vai ter muito mais privacidade e liberdade durante a sua estadia do que qualquer outra opção. Uma vez que você está alugando uma casa, dificilmente vai passar por uma recepção e as opções de check in e check out costumam ser bem mais flexíveis.

- A economia também pode ser feita nas refeições já que você vai ter a cozinha a sua disposição. 

- Muitas vezes a limpeza está inclusa no valor, então não precisa se preocupar em arrumar nada quando for embora. 

 

Contras:

- A não ser que você esteja disposto a gastar MUITO por sua privacidade, o Airbnb não vale mais a pena para menos de 2/3 hóspedes. Você vai ter muito mais conforto em um hotel ou albergue, por um preço bem mais camarada.

- Diferentemente de um hotel, onde você vai conseguir falar com alguém caso aconteça algum problema, dificilmente você vai conseguir resolver alguma coisa na hora se estiver em um Airbnb. Isso considerando tanto o anfitrião quanto a própria plataforma. Portanto sempre preste muita atenção nas reviews deixadas por outros hóspedes para evitar dor de cabeça.

- Do mesmo modo que você vai avaliar a experiência, o seu anfitrião também vai deixar uma avaliação sobre você. Assim como você não vai querer escolher uma casa com avaliações ruins, os anfitriões também podem não aceitar você na casa deles. Pode parecer uma coisa boa, mas na realidade não funciona muito bem. Um exemplo disso foi um Airbnb que ficamos em Paris que era péssimo, descrição que não condizia com a realidade. Deixamos uma review para o anfitrião citando todos os problemas do local e, resultado, o anfitrião deixou uma avaliação em nosso perfil nos acusando de ter deixado o local sujo. A sorte é que muitos outros hóspedes também reclamaram do local.

Albergue/Hostels 

Prós: 

- Se você está viajando sozinho e com orçamento apertado, nem perca seu tempo procurando outro lugar. Em qualquer país do mundo os hostels vão ser a melhor opção, desde que você esteja disposto a dividir o quarto com mais 4, 6, 8, ou até 12 pessoas (quanto mais gente, mais barato vai ficando).

- Para as meninas: a maioria dos hostels tem quartos divididos por sexo, o que é muito bom se você está viajando sozinha e não se sente segura em dividir o quarto com mais 7 caras.

- É possível encontrar hostels muito bem localizados, gastando uma fração do que você gastaria em um hotel.

- Você vai encontrar um monte de gente que escolheu o hostel pelos mesmos motivos que você, então é muito fácil fazer amigos novos de todas as partes do mundo.

- Albergues costumam ter cozinha, então você pode economizar fazendo aquele miojo básico de vez em quando.

- Para os casais que também não querem gastar muito, vários albergues também tem quartos individuais a preços acessíveis.

- A maioria dos hostels oferece café da manhã gratuito ou por um preço simbólico.

 

Contras:

- Você não vai dividir a cama com 8 (espero!) mas vai ter que dividir o chuveiro e o banheiro. O banheiros compartilhados costumam ser a pior parte de se ficar em um hostel, principalmente por que não é todo mundo que vai ter o mesmo padrão de higiene que você.

- Esqueça sua privacidade. Você pode estar tentando dormir enquanto várias pessoas vão ficar entrando no quarto, fazendo bagunça, etc.

- Chegue cedo para o café da manhã ou você vai ficar sem nada. 

Hotéis

Prós: 

 - Muita gente pensa que os hotéis são as opções mais caras, mas pesquisando bem e com antecedência é possível encontrar ótimas promoções em sites de reserva. Fazendo sua reserva junto com as passagens, o desconto costuma ser ainda maior.

- Seu quarto vai ter limpeza diária e outras facilidades que dificilmente o hostel ou o Airbnb vão oferecer, como a troca de roupas de cama, por exemplo.

- Na maioria dos hotéis você vai poder contar com bons restaurantes, academia, piscina, spa, etc.

- Algumas redes contam com programas de fidelidade. A cada hospedagem você vai ganhando pontos para trocar por descontos, diárias grátis, early check-in e late check-out. 

 

Contras:

- Encontrar promoções e tarifas mais baratas pode ser bem trabalhoso e demanda pesquisa constante.

- Hotéis normalmente não tem política flexível e os cancelamentos, early check-ins e etc podem dar trabalho.

🗣 Dica!  

Uma coisa que você deve fazer quando for reservar qualquer uma das opções: PESQUISE MUITO! Sempre leia avaliações dos estabelecimentos ou anfitriões. Para hotéis/hostels os melhores sites para conferir são o Tripadvisor, Booking ou Hostelworld. O site Oyster, que contrata pessoas pelo mundo para fazerem avaliações e fotos reais, é uma mão na roda também para Hotéis. O Airbnb pede que todos os hóspedes deixem avaliação após a estadia. Não leve em conta somente a nota ou classificação, considere também a quantidade de reviews (quanto mais, melhor). Não se assuste com uma resenha horrível e solitária no meio de centenas de pessoas falando muito bem, sempre tem um chato, pra qualquer coisa.

 

Deixe nos comentários aí embaixo qual seu tipo de hospedagem preferido!

Compartilhar
Compartilhar
Pin it!
Amei!
Please reload

BUSQUE NO SITE
MAIS PESQUISADOS
1
2
3
4
5
Please reload

 SIGA A GENTE
 NO INSTAGRAM
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon
1/4
CONFIRA TAMBÉM
POSTS EM
DESTAQUE