• Preto Ícone Instagram

Todos os direitos reservados | © 2019 Aquele Blog de Viagens

COMO FAZER UMA TATTOO SAK YANT | CHIANG MAI, TAILÂNDIA

21 Jul 2017

Eu já tinha certeza há muito tempo que se um dia eu fosse para a Tailândia uma coisa indispensável seria fazer uma Sak Yant. Então, quando finalmente marcamos nossa viagem à Tailândia este ano, a primeira coisa que eu falei pro André foi "reserva um dia pra fazer a tatuagem!". 

 

As Sak Yant são tatuagens de antigos desenhos e orações budistas. É uma tradição que remonta a milhares de anos. As tatuagens Sak Yant feitas por monges são como amuletos e tê-las significa levar a benção do monge em seu corpo. A própria tatuagem é como uma transcrição dos ensinamentos de Buda, em padrões ou caracteres de acordo com a escrita de cada Mestre. Cada bênção varia de acordo com o design de cada tatuagem. Os monges herdam os ensinamentos que passam de geração a geração (tanto as benção como os designs). A agulha e a tinta são ambas abençoadas pelos monges e o processo é sagrado em cada passo da criação. As tatuagens são normalmente feitas por monges dentro de um templo em troca de doações, mas é muito difícil encontrar monges dispostos a tatuar mulheres, uma vez que não devem tocar no sexo oposto. Mas depois de muita pesquisa descobri que podem ser feitas por um Ajarn (Mestres), ou por ex-monges que se tornaram Ajarns em Sak Yant. 

 

 

Mesmo que eu não achasse um monge que tatuasse mulheres, eu ainda queria que a experiência fosse a mais verdadeira possível, por isso pesquisei muito por um ex-monge, e por alguém que suprisse dois pontos importantes: 

 

- Que a experiência fosse autêntica. Jogando na internet você vai achar milhares de agências e guias prometendo te levar para uma experiência autêntica e tradicional. A verdade é que ninguém garante isso. Há muitos relatos de gente que foi enganada e eu não queria ser a próxima.

 

- Que a tatuagem não só tivesse peso e significado, mas que fosse também bonita esteticamente. Eu queria que o Ajarn que fizesse a minha Sak Yant realmente fosse um especialista. Se você estiver pesquisando para fazer a sua vai ver várias fotos de Sak Yants escabrosas. Por ser algo tão importante, eu não queria passar o resto da vida com arrependimento pairando sobre mim se eu não gostasse do resultado.

 

O Master Daam é um Ajarn muito conhecido em Chiang Mai. Ele teve paixão em aprender a tatuar desde a adolescência e estudou a arte durante os 15 anos em que foi monge (ele deixou o mosteiro em setembro de 2015). Ele ainda mantém sua rotina diária como antes, então quando você faz uma tatuagem com ele, toda cerimônia espiritual ligada ao budismo permanecerá e é recomendável que você, pelo menos, tente seguir as cinco regras budistas depois de receber sua Sak Yant:

 

1. Eu tomo o preceito de abster-me de matar seres vivos.

Pāṇātipātā veramaṇī sikkhāpadaṃ samādiyāmi.

 

2. Eu tomo o preceito de abster-me de tomar o que não for dado.

Adinnādānā veramaṇī sikkhāpadaṃ samādiyāmi.

 

3. Eu tomo o preceito de abster-me de comportamento sexual impróprio.

Kāmesumicchācāra veramaṇī sikkhāpadaṃ samādiyāmi.

 

4. Eu tomo o preceito de abster-me da linguagem incorreta.

Musāvādā veramaṇī sikkhāpadaṃ samādiyāmi.

 

5. Eu tomo o preceito de abster-me do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a negligência.

Surāmerayamajjapamādaṭṭhānā veramaṇī sikkhāpadaṃ samādiyāmi.

 

Agendamos um horário com ele por email e fizemos o pagamento de 50% do valor por Paypal. O restante foi pago no dia. O Master Daam é uma figura super simpática e que fala um pouco de inglês, então a  comunicação foi tranquila. Nós escolhemos os desenhos que queríamos e eles nos explicou que muita gente acha que a forma correta é deixar o monge ou o Ajarn escolher (pelo que eu pesquisei isso é meio que uma lenda urbana). Ele disse também poderia escolher por nós mas que na verdade não existe ninguém que conhece você melhor do que você mesmo e que a sua escolha do desenho é absoluta.

 

 

Escolhas feitas, chegou a hora de tatuar. O André foi primeiro e a Sak Yant dele demorou em torno de 1h40 para ficar pronta. Ele disse que doeu mas foi OK. O desenho que ele escolheu foi uma versão do Gao Yord e do Jee Sip Yord. O desenho representa os picos sagrados do Monte Meru, assim como imagens do próprio Buda.  O portador é abençoado com proteção contra espíritos malignos e boa sorte.

 

A minha Sak Yant demorou em torno de 40 minutos. Como era a minha segunda tatuagem achei que não ia ter problemas, mas doeu bastante (talvez pelo local, não sei dizer). Enquanto ia fazendo o Master Daam ia cantando mantras (para me acalmar ou para fazer eu parar de me mexer? Nunca saberei! 😬 ). Escolhi a versão do Paed Tidt que contém oito mantras e incorpora oito representações de Buda (na Tailândia, há uma imagem de Buda para cada dia da semana - para as quartas-feiras existem 2 Budas, um para a manhã e outro para a noite). O Paed Tidt confere proteção em qualquer direção que você tomar e evita espíritos malignos. 

 

Depois de terminar a Sak Yant, o Master Daam abençoou a tatuagem com mantras e orações. Pediu que não entrássemos na piscina, mar, etc por pelo menos 5 dias e para usarmos Bepantol durante esse período para melhor cicatrização. 

 

A experiência foi tudo que eu queria e com certeza numa próxima visita a Chiang Mai espero poder retornar a visitar o Master Daam e fazer mais uma Sak Yant. Seguem alguma considerações finais para quem está pensando em fazer uma também:

 

- Pense muito antes de fazer a Sak Yant. Ela tem um significado profundo e viajar até o outro lado do mundo e fazer por fazer sem acreditar nos preceitos budistas não faz muito sentido (pelo menos pra mim).

  

- Se você fizer sua Sak Yant numa Tattoo Shop, não é Sak Yant - é só uma tatuagem. Parece óbvio, mas muita gente não entende que a tatuagem não terá significado ou a benção.


- Pesquise muito o local aonde você vai fazer sua Sak Yant, principalmente em relação a autenticidade (se é isso que você busca). Para os meninos é fácil encontrar templos e monges que fazem a Sak Yant mas para nós meninas é bem complicado. Algumas agências oferecem te levar mas fique esperto pois as vezes o próprio monge ou Ajarn recebe as pessoas sem necessidade de guia nenhum.

  

 - Fizemos a nossa em Chiang Mai mas existem monges e Ajarns pela Tailândia inteira que fazem a Sak Yant.
  

- A cicatrização da Sak Yant é MUITO mais rápida do que uma tatuagem normal. Mesmo assim, os cuidados são os mesmos. Nada de piscina, sol e mar por 5 dias e muito Bepantol. Acabamos usando o Bepantol até acabar o tubinho, umas 2 semanas. Compramos uma versão antiséptica que custou uns R$20.00 (lá chama Bepanthen).

 

Compartilhar
Compartilhar
Pin it!
Amei!
Please reload

BUSQUE NO SITE
MAIS PESQUISADOS
1
2
3
4
5
Please reload

 SIGA A GENTE
 NO INSTAGRAM
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon
1/4
CONFIRA TAMBÉM
POSTS EM
DESTAQUE
Please reload

CONVERSOR
DE MOEDA
GUIAS DE VIAGEM